O que eu posso fazer sobre o ganho de peso em minha barriga e coxas

É comum que as mulheres armazenem gordura em torno da barriga, coxas e quadris. Vários estudos têm relacionado isso com os hormônios sexuais, como o estrógeno. Também com a gravidez, as mulheres tendem a armazenar um pouco de gordura extra já que, por natureza, seu corpo vai querer garantir que você tenha energia suficiente para a gravidez e lactação. Leia a resposta do nosso especialista (Hara Hagikalfa) sobre como perder peso em sua barriga, coxas e quadris.

Pergunta:

Eu fiz 2 cesáreas e agora minha barriga, coxas e quadris ganharam peso?

Resposta:

Obrigado por sua pergunta.

Eu presumo que sua pergunta se relaciona com perder peso na barriga, nos quadris e nas coxas. Bem, antes de tudo, é comum que as mulheres armazenem gordura em torno dessas áreas e estudos relacionaram isso aos hormônios sexuais, como o estrógeno. Também, com a gravidez, as mulheres tendem a armazenar um pouco de gordura extra já que, por natureza, seu corpo vai querer garantir que você tenha energia suficiente para a gravidez e lactação. Eu não sei há quanto tempo você teve sua última cesárea, e se não foi há muito tempo atrás, você ainda poderia estar carregando o peso da gravidez.

Calculando o seu IMC (use a calculadora de IMC) você está dentro da faixa saudável e é melhor não ir abaixo de seu objetivo de 60 kg ou menos do que isso, pois você poderia ficar abaixo do peso limite.

Também se não tem muito tempo desde que você teve bebê, pode ser sábio permitir ao seu corpo um pouco de tempo para que ele descanse e se recupere antes de começar a dieta. Se você se pressionar para perder peso, você pode colocar seu corpo em tensão desnecessária e isso poderia ter efeitos negativos para sua saúde.

Abaixo, organizei algumas dicas para você:

  1. Eu sempre recomendo tomar um café da manhã atrasado baseado em proteínas. Quando nós acordamos de manhã depois de uma noite em jejum, nosso corpo queima mais gordura. Atrasando o seu café da manhã por 30min ou uma hora você aumenta a queima de gordura. Mas tome café da manhã, pois se você ficar sem alimento por horas o seu metabolismo pode desacelerar para economizar energia. Se você puder fazer algumas atividades físicas antes do café da manhã, também irá ajudar na queima de algum excesso de gordura e aumentar o metabolismo. Essa atividade pode ser arrumar as crianças para o colégio, ou fazer alguma limpeza na casa. No entanto, se sua manhã estiver muito ocupada, então é melhor cuidar dos seus filhos para evitar mais estresse tentando fazer atividades extras. Sempre tente planejar as coisas de acordo com as exigências da sua vida. Proteína faz você se sentir cheia por mais tempo então você não deve ter desejos por açúcar e comida no meio do dia.
  2. Coma um punhado de nozes mistas ou uma fruta para seu lanche do meio-dia se sentir fome. Alguns estudos sugerem que as nozes podem fazer você se sentir satisfeita e também são muito nutritivas. No entanto, elas contêm um monte de calorias, portanto coma-as com moderação.
  3. Apenas seguindo uma dieta saudável e equilibrada e diminuindo um pouco as calorias, você deve ser capaz de perder sua meta de peso. A média de calorias recomendada para as mulheres é 1500 – 2000 por dia. Se você diminuir as calorias para 1200 – 1500 estará dentro de uma faixa saudável. No entanto, leve em conta qualquer atividade física que você faz. Se for muito ativa fisicamente ou simplesmente fizer exercícios, você deve fazer uma provisão para isso em sua ingestão de calorias. Uma sugestão para uma dieta saudável é o equilíbrio: aumente sua ingestão de proteínas (por exemplo, carne, queijo, peixe, ovos), reduza a ingestão de carboidratos (pão, massas, batatas) e coma muitos legumes e saladas. É útil manter um diário de todos os alimentos e bebidas que consumimos, pois ele pode te dar uma idéia do que você pode estar comendo em excesso e do que poderia estar acrescentando à sua ingestão de calorias, como refrigerantes, doces, salgadinhos, batatas fritas, bebidas, etc. Quando você perde peso, você perde peso de sua barriga, coxas e quadris, assim como de outras partes do seu corpo.
  4. Ter tido duas gestações e duas cesáreas poderia ser a causa de alguns dos músculos de sua barriga terem sido esticados ou destonificados. Você pode fazer alguns exercícios que podem ajudar a tonificar as áreas que te preocupam mais. É sempre melhor malhar o corpo todo, mas se o tempo for limitado, então faça apenas alguns exercícios por 20 – 30 minutos ao dia. Os exercícios de Pilates podem proporcionar um bom treino. Exemplos de exercícios são a ponte, chute lateral, e possivelmente mais alguns. Pilates também inclui alguns exercícios pélvicos de chão e condicionamento da musculatura profunda abdominal. Você não vai queimar uma grande quantidade de calorias com exercícios de Pilates, mas eles ajudarão a tonificar os músculos da cintura, abdominal, coxa e outras áreas. Eu recomendaria tomar aulas, no início pelo menos, para ter certeza de que você está executando os exercícios corretamente e em seu próprio nível, mas se não for possível fazer, verifique se você está confortável com todos os exercícios que executa e siga-os dentro de suas próprias habilidades. Talvez consulte um profissional para lhe mostrar como fazê-los. Como eu disse antes, se você tiver tempo, malhe o corpo todo. Você poderia fazer coisas simples, como caminhar até as lojas / escola ao invés de dirigir ou pegar ônibus, ou fazer corrida, limpar a casa vigorosamente, levar as crianças para a natação, andar de bicicleta ou fazer jardinagem.

Se você fez a cesárea há menos de 3 meses, pode não ser seguro fazer qualquer exercício vigoroso. Melhor consultar o seu médico ou um profissional primeiro. Em qualquer caso, é sempre recomendável consultar um profissional médico antes de começar qualquer exercício ou dieta, especialmente se você tiver queixas médicas pré-existentes, doenças ou distúrbios. Além disso, tenha em mente que, às vezes, com a gravidez e cesáreas, podem ter havido danos aos músculos ou eles podem ter esticado. Como resultado, pode ser muito difícil de condicionar os músculos ou eles podem não voltar ao seu estado original, dando a impressão que você tem um pouco de barriga. Se você achar que não estão havendo resultados com dieta e exercício, então consulte o seu médico.

Esperamos que as dicas sejam úteis e tenham respondido à sua pergunta. Se você tiver dúvidas ou precisar de mais explicações para qualquer um dos pontos, por favor, entre em contato comigo.

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Mariana Póvoas

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