Dieta líquida

A dieta líquida é mais uma das dietas que vem ganhando destaque nos últimos tempos. Com isso, foram criadas inúmeras versões dessa dieta, sendo considerada uma dieta para perda de peso rápido e, ao mesmo tempo, desintoxicar o corpo.

Celebridades como Demi Moore, Beyoncé, Salma Hayek e Gwyneth Paltrow já declararam recorrer à dieta líquida periodicamente, o que contribuiu para o aumento da popularidade dessa dieta. No Brasil, Fernanda Vasconcellos desfilou um corpo 8 kgs mais magro depois de seguir a dieta líquida aliada a uma alimentação saudável e atividade física.

Existem diversos programas ou versões diferentes para a dieta líquida. Mas como o próprio nome diz, a dieta líquida consiste em substituir, por alguns dias, as refeições normais por uma dieta composta basicamente por alimentos líquidos, como sucos, sopas, vitaminas e shakes.

Nutricionistas e adeptos desta dieta garantem que ela desintoxica o organismo, desincha o corpo, melhora o funcionamento do intestino e, como consequência, elimina os quilos extras, que é o resultado mais esperado. Além disso, o resultado é rápido. Em alguns dias pode-se observar uma perda de peso considerável. Porém, nutricionistas advertem que esse tipo de dieta deve ser mantida por no máximo 5 dias. Mais do que isso, o metabolismo pode se tornar mais lento, fazendo com que o organismo comece a armazenar gordura.

MENU DA DIETA LÍQUIDA

CAFÉ DA MANHÃ

  • Opção 1 – Vitamina feita com 200 ml de leite de soja sem açúcar, 1 fatia de mamão formosa e 1 col. (sopa) de linhaça
  • Opção 2 – Suco de frutas turbinado feito com 1 laranja, 1 cenoura pequena, 1 fatia de mamão formosa, 1 col. (sopa) de quinoa em flocos e 100 ml de água
  • Opção 3 – Shake com fibras feito com 200 ml de leite desnatado gelado, 1 col. (sopa) de achocolatado light, 1 col. (sopa) de farelo de aveia e 1 col. (sopa) de gérmen de trigo
  • Opção 4 – Vitamina feita com 160 g de iogurte natural desnatado, 1 fatia média de manga, 1 col. (sopa) de linhaça e 1 col. (sobremesa) de hortelã
  • Opção 5 – Suco de frutas feito com 200 ml de água de coco, 10 morangos, 1 pera e 1 col. (sopa) de amaranto em flocos

LANCHE DA MANHÃ

  • Opção 1 – 1 copo (200 ml) de iogurte de frutas desnatado
  • Opção 2 – 1 copo (250 ml) de suco de gelatina (gelatina diet, com o sabor de sua preferência)
  • Opção 3 – 1 copo (200 ml) de suco de abacaxi com hortelã
  • Opção 4 – 1 copo (200 ml) de café com leite desnatado
  • Opção 5 – 1 picolé de frutas

ALMOÇO

  • Opção 1 – 1 prato (sopa) de creme de batata com brócolis e carne
  • Opção 2 – 1 prato de sopa de beterraba com frango
  • Opção 3 – 1 prato (sopa) de creme de abóbora com carne
  • Opção 4 – 1 prato de sopa de legumes com carne
  • Opção 5 – 1 prato de sopa de mandioquinha com cenoura e frango

LANCHE DA TARDE

  • Opção 1 – 1 potinho de leite fermentado batido com 3 ameixas pretas
  • Opção 2 – 1 copo (200 ml) de suco de frutas à base de soja + 1 taça de gelatina
  • Opção 3 – 1 copo (200 ml) de suco de maracujá e morango com 1 col. (sopa) de gérmen de trigo
  • Opção 4 – 1 unidade (160 g) de iogurte desnatado batido com 4 damascos
  • Opção 5 – 1 copo (200 ml) de leite desnatado batido com 1 maçã

JANTAR

  • Opção 1 – 1 prato de sopa de abóbora com alho-poró
  • Opção 2 – 1 prato de sopa de legumes com quinoa
  • Opção 3 – 1 prato (sopa) de minestrone batido
  • Opção 4 – 1 prato (sopa) de caldo verde sem linguiça
  • Opção 5 – 1 prato de sopa de chuchu, abobrinha, beterraba e carne

CEIA

  • Opção 1 – 1 copo (200 ml) de leite desnatado com 1 col. (sopa) de canela
  • Opção 2 – 1 copo (200 ml) de água de coco
  • Opção 3 – 1 copo (200 ml) de suco light à base de soja
  • Opção 4 – 1 copo (200 ml) de iogurte desnatado (sabor de sua preferência)
  • Opção 5 – 1 copo (200 ml) de suco de abacaxi com morango

DICAS PARA MELHOR DESEMPENHO DA DIETA:

  1. Beba bastante água nos intervalos das refeições para ajudar o processo de purificação. O hábito também ajuda a driblar possíveis picos de fome.
  2. Os sucos, as vitaminas, as sopas e os shakes devem ser preparados e servidos logo em seguida, pois muitos nutrientes se oxidam e são perdidos em contato com o ar.
  3. Nos dias de calor, você não precisa tomar as sopas quentes. Em forma de creme, elas ficam agradáveis à temperatura ambiente ou até mais frias.
  4. Tire o saleiro da mesa. Na tentação de dar uma turbinada nas sopas e nos cremes, você pode exagerar na quantidade de sal e favorecer a retenção de líquidos.
  5. No período em que estiver fazendo a dieta líquida, dê um tempo com os exercícios ou escolha os bem leves, como a caminhada. A restrição calórica pode causar fraqueza.
  6. Se quiser aumentar o poder de saciedade dos pratos, salpique farinhas integrais, como as de linhaça, berinjela, banana-verde e quinoa sobre os alimentos. Mas não exagere!

Veja aqui receitas da dieta líquida.

 

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Mariana Póvoas