Dieta da maçã

Maçãs contêm vitaminas A, C, P, assim como ferro, magnésio, potássio, sódio, cálcio, cobre, pectina, frutose e ácido fólico. Maçãs são famosas por conterem altos níveis de fibras, que auxiliam o funcionamento regular do intestino. Elas são indispensáveis em casos de constipação e ajudam a regularizar o processo normal de digestão. A adesão à dieta da maçã também oferece ótimos efeitos para acelerar o metabolismo.

Mono dieta da maçã!

A mono dieta da maçã é a forma mais eficiente de perder peso, porém muito restritiva. No decorrer de 1 semana – 7 dias – você deverá comer APENAS MAÇÃS, e nada mais.

No primeiro e último dia não coma mais do que 1 kg da fruta. Além desta, é também recomendável que você beba muito chá (sem açúcar) e água mineral para “lavar” seu organismo. Os outros dias serão iguais ao primeiro e último, com a única diferença de que você poderá comer uma maior quantidade de maçãs – até 2 quilos.

As maçãs podem ser consumidas cruas, mas você também pode cozinhá-las. Maçãs assadas são muito benéficas, elas contêm grande quantidade de pectina, que limpa metais pesados, sais e outras substâncias tóxicas que poluem o organismo. Lembre-se: é necessário ter grande força de vontade para manter uma mono dieta de 7 dias!

Recomendações para a mono dieta

  • Se você escolher a mono dieta da maçã, consulte seu médico antes de iniciá-la.
  • Se você realmente sente necessidade de comer no intervalo entre as refeições, beba um copo de suco fresco de maçã. Se você achar muito ácido, bata 1 maçã no liquidificador com meia cenoura.
  • Maçãs contêm uma grande quantidade de substâncias biologicamente ativas. Vitamina C é uma das mais importantes, pois ela promove a lipólise (processo que degrada gorduras e as elimina do corpo). As substâncias mais úteis estão na casca, portanto descascar as maçãs não é recomendado.
  • Não coma muitas maçãs antes da hora de dormir, isso pode prejudicar seu sono.

Outra versão da dieta da maçã

Esta é uma versão da dieta que pode ser mantida por 1 mês, uma vez que não é tão restritiva, permitindo que você coma outros alimentos, ao invés de apenas maçãs.

Esta dieta da maçã é composta por vários dias de desintoxicação, onde se consomem maçãs e pode-se tomar leite, iogurtes e outros líquidos. Pensada para 4 semanas, esta permite uma perda de peso de cerca de 1-2 quilos por semana, o que, no final de 30 dias, pode traduzir-se num emagrecimento entre 6 e 8 quilos.

1º dia

Substitua cada refeição por uma maçã, ou seja, coma 5 maçãs ao longo do dia, de preferência na hora habitual das refeições. Corte sempre as maçãs em fatias e saboreie lentamente, acompanhando cada maçã com um copo de leite magro ou de soja. Entre cada refeição pode comer um iogurte natural e beber água, chá e café à vontade ao longo do dia.

2º e 3º dia

Ingira novamente 5 maçãs ao longo do dia (preferencialmente acompanhadas por um copo de leite magro ou de soja), mas à hora do almoço e do jantar prepare uma salada variada, temperada com azeite de oliva extra virgem e vinagre.

4º a 7º dia

Coma 3 maçãs por dia (não precisa ser acompanhado com um copo de leite magro ou de soja, mas deve tentar beber pelo menos ½ litro de leite por dia) e siga o seguinte menu para a segunda semana:

2ª, 3ª e 4ª semana

Para as restantes das semanas o menu é outro, mantêm-se 3 dias de detox por semana (igual ao primeiro dia da 1ª semana), mas nunca em dias consecutivos.

MENU DA DIETA DA MAÇÃ

SEGUNDA-FEIRA

  • Café da manhã:
    1 maçã fatiada
    30g de cereais integrais com leite magro
  • Almoço:
    1 maçã fatiada
    2 colheres de sopa de arroz/milho com 1 ovo cozido fatiado OU 1 tomate fatiado com queijo Philadelphia light
  • Lanche da tarde:
    1 iogurte natural
  • Jantar:
    1 maçã fatiada
    Frango assado ou grelhado e cucuz OU vegetais salteados com cuscus, ou salada e salmão assado.

TERÇA-FEIRA

  • Dia de detox (ver primeiro dia da 1ª semana)

QUARTA-FEIRA

  • Café da manhã:
    1 maçã raspada com uma taça de aveia com leite e 1 colher de amêndoas
    1 mão cheia de mirtilos
  • Almoço:
    1 maçã fatiada
    Omelete de queijo OU de cogumelos, acompanhada de uma salada OU 2 fatias de pão integral com atum, maionese light e algumas rodelas de pepino
  • Jantar:
    1 maçã fatiada
    1 posta de bacalhau assado com vegetais salteados e ½ copo de arroz integral OU 1 posta de bacalhau assado coberto com cogumelos, cebola e um pouco de molho de tomate, acompanhado de 2 colheres de sopa de purê de batata

QUINTA-FEIRA

  • Dia de detox (ver primeiro dia da 1ª semana)

SEXTA-FEIRA

  • Café da manhã:
    1 maçã fatiada
    30g de aveia com leite magro
  • Almoço:
    2 fatias de pão integral com 2 fatias de queijo OU 2 fatias de peru ou frango defumado com salada de alface
  • Jantar:
    1 maçã fatiada
    1 tomate grande recheado com queijo ralado e cebola OU 2 colheres de sopa guisado de carne acompanhado com ervilhas e broccolis OU 100g de bife magro grelhado com cogumelos e salada com tomate OU 1 hambúrguer grelhado, sem pão, com tomate e alface.

SÁBADO

  • Dia de detox (ver primeiro dia da 1ª semana)

DOMINGO

  • Dia livre – não é obrigatório comer maçãs e até pode comer algum alimento que deseje em particular, mas nada de excessos!
About the author

Mariana Póvoas


css.php